segunda-feira, 18 de junho de 2012


A nossa diretora e atleta Jéssica Trindade atuou no 2º tabuleiro da equipe Angra dos Reis na 1ª Etapa do Circuito Regional 2012 e obteve um bom desempenho (3vitórias-1empate-1derrota) frente a adversários mais experientes e com maior Rating,o que a tornou-a  a sensação do torneio a ponto de ser entrevistada pela organização do evento.
Jessica analisando uma partida com um companheiro da Equipe de Angra - A

A entrevista na integra:
1-- Como você começou no Xadrez, como tem evoluído sua trajetória e como você se sente atualmente: o que pretende no Xadrez?

       Bom... Eu aprendi os movimentos das peças com meu irmão, um pouco antes dos meus 13 anos (alguns meses antes). Lembro bem, que no mês do meu aniversário (Setembro), uma mulher que fazia parte da direção da escola onde eu estudava, passou na minha turma falando sobre um projeto de xadrez que ía ter na escola. Fiquei muito empolgada e logo me matriculei nesse projeto. O responsável era o professor de matemática, mas como ele não tinha tempo para dar aulas, alunos mais experientes deram aulas para os que estavam iniciando. Entre eles, o meu professor era o Richard Marx, que levou os alunos dele para a 1a. etapa do Circuito Regional por equipes sub16 e, o Maicon; que faz parte da minha equipe.
      Foram três anos sem muita evolução. Participei de alguns torneios internos da escola e dois torneios entre as escolas municipais de angra, no qual fiquei em segundo lugar nos dois. No meu primeiro torneio fora, eu conheci o Migueis, ele era o arbitro do torneio. Lembro-me que ele me falou sobre o GM alemão: Robert Hubner, por causa do meu nome. (rs)
       Em 2009 eu mudei de escola e, fiquei sem pessoas para jogar comigo. Foi então que eu comecei a jogar on-line, com pessoas do mundo inteiro. Foi aí que eu evoluí bastante, como nunca tinha evoluído. Não conhecia nada sobre aberturas e finais. Não tinha noção que no xadrez tinha tanta coisa a se aprender. Eu nunca fui de estudar xadrez, durante toda a minha vida enxadristica eu só estudei umas 4 ou 5 vezes e, isso foi recentemente. Tudo o que eu aprendi foi jogando.
       Em 2009 eu participei do meu primeiro Regional, o de Angra dos Reis. Nesse dia o Migueis levou uns papeis para eu preencher e me federar, a princípio com o intuito de participar do Estadual Feminino, o qual eu não participei até hoje, não por falta de vontade, mas sim por falta de oportunidade (da minha parte). Nesse regional eu tive um bom desempenho, fiz 3/6 e meu rating performance foi de 1557.
      Em 2010 eu participei do meu segundo regional em Angra e, foi lá onde eu conheci o Amaro de paraty. Ele estava montando um clube de xadrez em paraty e me convidou para participar de torneios lá. Em 2011 foi o ano que eu mais participei de torneios, através do clube de paraty. É muito difícil participar dos torneios fora, pois fica meio caro (rs). E com o clube de paraty ficou mais facil. A parte díficil é que justo agora que estou participando mais dos torneios é que eu estou em época de vestibular. Estou estudando para entrar na universidade para cursar Arquitetura e Urbanismo e estou sem tempo para o xadrez, mesmo assim; faço de tudo para não abandonar o xadrez. Gosto muito de jogar xadrez e participar de torneios. Não me vejo abandonando o xadrez, mas acho que isso está prejudicando muito nos meus estudos.
       Em relação à família, espero ensinar meu filho(s) (se eu tiver) a jogar xadrez bem cedo, para que não haja problemas em relação a essa época de faculdade como eu, para aproveitarem bastante e mais ainda porque é um jogo excelente e ajuda muito em muitas áreas, como raciocínio, respeito, concentração...


2-- Em vista dos seus adversários nesta 1a. etapa do Circuito Regional, você teve um desempenho muito bom -- um dos melhores resultados entre os tabuleiros nº2, certo?
Como você se sentiu ao superar um experiente Classe B como Euzébio, de V.Redonda-B ? O que achou das suas partidas e a que atribui o sucesso?


      Nós fomos ao torneio com um intuito apenas de participar, nos divertir e ganhar experiencia. Sabiamos que o torneio ia contar com jogadores muito fortes e não contavamos em ficar entre os 3 primeiros colocados. Logo na primeira rodada enfrentamos os campeões ( Niteroi) e perdemos de 4x0 mas não ficamos muito abalados, pois eram jogadores muito fortes contando com 2 mestres. Na primeira rodada enfrentei o Okamura e perdi (é claro-rsrs). Creio que fiz uma boa partida com ele, não errei muito (do meu ponto de vista) e alí no finalzinho a experiencia dele contou bastante junto com vantagem de dois peões que estavam onde meu rei não tinha como alcançar para auxiliar bispo/cavalo. Pois bem... minha quarta partida eu empatei, estava com vantagem de peão, mas era um peão do canto do tabuleiro e, eu cometi alguns erros, segundo os jogadores da minha equipe e outras pessoas. Meu adversário era experiente, sabia de finais e eu apesar de estar com mais tempo que ele, comecei a correr e fiz besteiras, mas tudo bem. Apesar de poder ter ganho, o empate foi um grande resultado. O meu maior feito do torneio foi a partida contra o Euzébio. Foi uma siciliana, eu estava de brancas (se não me engano). Lembro que avancei um peão atacando o bispo dele e abrindo caminho para minha dama dar mate depois, em 2 ou 3 jogadas, sendo que não haveria saída. Mas eu não sei o que ele estava planejando, que ele tirou o cavalo da frente da dama e eu a tomei. Fiquei numa grande vantagem, ele atacou minhas duas torres com cavalo depois de eu tomar a dama, mesmo assim a minha vantagem era grande. Eu tinha um peão em h6 atacando g7 e o rei dele estava em h8. Logo depois joguei minha dama em e7 (se não me engano) ele ficou sem saída, daí desistiu.

( Eu de brancas )
1. e4 c5 2. Nf3 d6 3. d4 cxd4 4. Nxd4 a6 5. Nc3 Nf6 6. f3 e5 7. Nb3 Nc6 8. Be3 Be6 9. Qd2 Be7 10. O-O-O O-O 11. g4 Rc8 12. h4 b5 13. Nd5 Bxd5 14. exd5 Nb8 15. g5 Ne8 16. h5 Nd7 17. g6 Ndf6 18. Bd3 fxg6 19. hxg6 h6 20. Bxh6 gxh6 21. Qxh6 1-0


3-- Quais as suas impressões desta 1a. etapa do Circuito, realizada em B.Mansa? Como vê esta ideia de um Circuito Regional por Equipes?
Que tal começarmos o Torneio às 10:00, para jogar 2 rodadas antes do almoço e mais 3 à tarde, para encerrar tudo no máximo até as 16:30 horas ?


        Foi um ótimo torneio, gostei muito. Foi um dos torneios mais fortes que eu já participei. O local é bacana, antes do torneio as crianças e até mesmo os adultos se divertiram com o ping-pong e tótó. Acho uma grande ideia, de começar mais cedo, até porque tem jogadores que mora longe e fica melhor o torneio começando um pouco mais cedo para não ir embora muito tarde, sabe como é a estrada, né?

4-- Como está o movimento de Xadrez no litoral sul do nosso estado, considerando de Angra até Paraty? Você tem participado ou acompanhado?
Parece que está havendo muita atividade de Xadrez nas escolas, com diversos professores bons e dedicados - o que você tem visto disso?


      Em paraty estamos tentando legalizar o clube de xadrez- CXPAR. Faço parte da diretoria do clube, temos um torneio interno por mês, alternados: 1 pensado de 60 min. e um rápido de 20 min. Também está tendo cada vez mais integração xadrez nas escolas. Eu até fui professora de xadrez ano passado durante 6 meses em duas escolas, de Junho ao início de Dezembro.
No clube as crianças estão cada vez mais forte, batendo em muitos adultos e deixando-os para trás.(rs)



Prêmios conquistados por Jéssica, sendo a maior parte durante 2011.
5-- Sinta-se a vontade para comentar sobre algum outro tema, que gostaria que fosse publicado.

Bom... Todo fim de ano temos um grande torneio estudantil e adulto em paraty (CXPAR)
com premiações, brindes e camisas. Convidamos a quem queira participar, nós os receberemos com muito prazer. Mais informações no blog: http://cxpar.blogspot.com.br/




Categories:

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!