sexta-feira, 1 de agosto de 2014


"ECOS DO REGIONAL DE PARATY 2014 – O TRI!
 
          Foi realizado neste fim de semana, na EM Pequenina Calixto em Paraty, sob a arbitragem do IA Elcio Mourão, o II Regional de Paraty (Regional de Paraty 2014). Falar desse paraíso de nosso estado, resquício de nosso Brasil Colonial, referência turística, cultural e gastronômica é sempre difícil. De passeios de barco ou mesmo no centro histórico, de ruas de paralelepípedo, de tradições religiosas e culturais (como a Flip que começa semana que vem), de comidas das mais variadas de restaurantes típicos aos internacionais , do vinho,da cerveja Cabore ou da cachaça local. Que me perdoem os mineiros, mas as de lá são “hors-concours”. Da Gabriela (com canela) a azulada (casca de tangerina). De Albergues as pousadas mais sofisticadas. Como diz o Joaquim de Deus, “Não morram sem conhecer Paraty”. Já tivemos este ano o Regional Sudeste em que não pude comparecer e em 2001 uma Semifinal do Brasileiro (fiz bloco FIDE la), onde me apaixonei pela cidade e retornaria 11 anos depois (de fato, merece um campeonato mais demorado).

          Depois, graças aos projetos do Amaro (e ajuda do Vitor e Enilson), foi fundado um clube local (que hoje até se reúne na Praça do Chafariz, que ano passado foi Campeão Individual C com o Carlos Gustavo e Campeão Estadual Interclubes C ambos com 100% de aproveitamento, além dos resultados do talentoso Cainã (justamente quem eu enfrentaria na 1ª rodada). Nas duas edições passadas (a 1, tem ate a foto da partida as cegas com o Richard ) havia levantado o troféu e tentaria de novo. Estava precisando, não seria fácil,ufa, mas consegui! É,os ares de Paraty me contagiam... Alguns manos sabem que não dormi de sexta para sábado e as 4:30 lá estava na penumbra da Novo-Rio. Nunca tinha estado tao cedo e as 5:15 já pegava o destino de mais 4:30 de viagem com uma parada de 10 min em Muriqui. (Pao de queijo com polenguinho e Nescau). Cheguei mais cedo,almocei um “taglio”de pizza e não há o que reclamar da pousada reservada minuciosamente e com antecedência pela Internet. A noite então, uma sauninha a vapor de 30 min antes da garoa (São Pedro este ano Caprichou e não choveu durante o regional!) .



A imortal.
C. Gustavo x Kemper
            .O MF Eduardo Arruda,  eu era o 4encabeçava, com Fernando Ventura e Andre Kemper (meu vice ano passado).E logo atrás Marcos Luciano, Ronaldo, Rodrigo Requião, Willy Petrenko, Carlos Gustavo dentre outros me esperavam. Na primeira rodada, quase não passo pelo talentoso Cainã que errou o finalzinho. A surpresa da rodada foi a vitória do Luiz Sergio sobre o Ventura. Empate rápido entre o casal Kemper e Nataly. Na segunda rodada Carlos Gustavo perde para Arruda. Venço Petrenko, Marcos Luciano a Rodrigo Pereira, Requião perde para Ronaldo num clássico B e mais no meio temos Tablas interessante entre Ventura e Kemper e uma interessante batalha de pais e filhos. Amaro vence Joao Paulo enquanto no Clássico sub 12, Pedrinho (9) perde para Cainã (12).   Na 3ª Rodada, Arruda vence Requião e não consigo superar Marco Luciano (segundo tablas consecutivo entre nós). Não demorou muito. Até tentei, mas trocas rápidas,igualaram a posição rapidamente e me restou descansar. Ventura de negras venceria o clássico familiar contra seu pai. E viria a noite, onde uma comidinha flambada me esperava. Frango, palmito ,banana, caipirinha de Gabriela no Centro Histórico e depois claro, a corisco azuladinha na Caborê De manhã, mesa 1, clássico contra o Arruda (único com 3) de Brancas Foi minha imortal de Paraty (e ampliei pra 10-6 nosso escore).Requião vence Marcos Luciano (o que me coloca líder isolado) e Carlos Gustavo perde para Kemper (justamente foi a derrota de Kemper na 1 rodada do Ano passado e este ano igualaram o match no Popular).

                       Rodrigo Pereira empatou com Petrenko e Ventura inicia sua reação em cima de Ronaldo. Na 5ª superaria de negras Requião, Arruda vence Kemper, Rodrigo Pereira perde para Ventura, Marcos Luciano vence Petrenko e no clássico local Cainã perde para Carlos Gustavo. Viria a última e jogava pelo tablas ante o Ventura, última partida a terminar num sofrido blitz. Leve melhor no meio jogo, quase perco o final. Na mesa 2, Marcos Luciano e Arruda também empatam e Kemper vence Ronaldo, Carlos Gustavo a Requião.No clássico familiar, Amaro perde para Cainã. Ao fim, podium comigo, Arruda e Marcos Luciano com Kemper em 4, os locais Carlos Gustavo e Cainã, melhor B e C respectivamente, Nataly melhor feminino, Melhor sub 12 Kelly e sub 14 Pedrinho (9 anos!!).Com o resultado, alcanço a vice-liderança do Troféu destaque, ao lado do petropolitano Luis Gustavo e atrás apenas do líder MI Marcus Vinicius. Amanhã, reunião do Quadro de Árbitros e Estadual Feminino. Na semana que vem, começa o Estadual de Mestres e a seguir, o Regional de Campos, no outro extremo do estado, minha próxima parada e meta.

Carlos Gustavo e Cainã, melhor B e C respectivamente

 

O MF Eduardo Arruda ,número 1 do torneio e 2º colocado
Marcos Luciano em terceiro completou o podium
 


Ultima rodada,o empate das primeiras mesas definiram o podium.
 
 
 
 Fotos ,Contribuição CXPAR e Nataly Ramos,detalhe para as belezas naturais de Paraty :
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.588318127947496.1073741840.319275228185122&type=1

Xadrez sem Demagogia (Kemper) : http://www.xadrezsemdemagogia.com/



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
            
            
 
 
 
 
 

 


0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!