terça-feira, 22 de junho de 2010

A HISTÓRIA DO XADREZ


As verdadeiras origens do xadrez estão encobertas pelas brumas da pré-história. O xadrez, ou um jogo muito parecido com ele, originou-se no norte da Índia por volta de 600 d.C então chamado chaturanga e devido às rotas comerciais e culturais é exportado para a Pérsia e China tornando-se lá o”Jogo do Elefante” e posteriormente o “Jogo do General” no Japão e na Coréia . O antigo jogo baseava-se na estrutura dos exércitos da Índia e de fato era passatempo para os governantes.


Não há dúvida de que este jogo chamado de chaturanga era muito parecido com o atual xadrez. Utilizava-se um tabuleiro oito por oito com seis tipos diferentes de peças. Algumas pessoas acham que originalmente talvez envolvesse o uso de dados, os quais determinavam qual a peça a ser movida e assim por diante. Essa especulação parece basear-se em pouco mais do que a coincidência de haver seis tipos de peças e seis números nos dados. É bem mais provável que os governantes preferissem em que pudessem exercitar pleno controle sobre seus exércitos, assim como fariam no campo de batalha.
O exército indiano era conduzido pelo rajá (rei) e seu conselheiro-chefe, o mantri, às vezes chamado de vizir. O exército era representado pela infantaria, cavalaria, carros de guerra e elefantes. A arrumação das peças era feita como mostra a Figura.

É claro que não se pode passar o tempo todo fazendo guerra, portanto, deve ter sido divertido para a realeza indiana fingir que estava travando uma guerra quando não estava engajada numa batalha de verdade.
O jogo chegou à Europa no último período da idade média e recebe a denominação de xadrez. O processo de difusão ocorre entre os séculos VI e IX quando chega a Europa com a invasão dos mouros pela península Ibérica e Itálica e a Grécia. Na Espanha o jogo teve grande desenvolvimento e contou com apoio oficial. Quando da chegado do xadrez na Europa ele havia consideravelmente mudado e continuou a mudar até o final do século XV. As mudanças basicamente alteraram o jogo a fim de torná-lo mais familiar para os europeus. O rajá virou rei, o mantri virou dama, a infantaria, peões; a cavalaria, cavalos; os carros de guerra, as torres; e os elefantes, os bispos (nota: em chinês, a pronúncia da palavra "bispo" é a mesma da palavra "elefante", que é uma coincidência e tanto). O jogo permaneceu essencialmente estável desde aquele tempo. Nos dias de hoje, o xadrez é jogado no mundo inteiro com as mesmas regras sob o controle de Fédération Internationale des Échecs (FIDE), a dominação francesa para a Federação Internacional de Xadrez.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!